sexta-feira, 25 de outubro de 2013

HERÓIS DA FÉ - Aula 01


AULA 1
Heróis da fé - ABEL
BASE BÍBLICA:
Hebreus 11:6
Gênesis 2:15 a 17
Gênesis 3: 1, 3, 6, 7
Gênesis 4:1 a 12
Provérbios 3:9 e 10
Hebreu 9:22
Hebreus 11:4
OBJETIVO:
  • Entender porque é bom obedecer e cumprir as ordens de Deus
  • Entender o significado da palavra primícias.
               
SITUAÇÃO DA CRIANÇA:                                                                                                                         
Abel foi um herói na fé porque com a sua oferta declarou que obedecia as ordenanças do Senhor. Quantas vezes sabemos o que é certo e o que é errado, mas achamos que se fizermos só uma vez uma coisinha errada não tem problema porque o Senhor perdoa mesmo não é? NÃO!!! Se tivermos este pensamento estaremos pecando contra Deus. Muitos dizem... Ah é só uma mentirinha, não faz mal a ninguém. Isto é um engano. Não existe pecadinho ou pecadão. Tudo que vai contra o que o Senhor nos pediu é PECADO e a palavra de Deus nos diz para fugirmos da aparência do mal e não nos contaminarmos com o que todo mundo faz porque não somos todo mundo. Somos SANTOS! A palavra Santo quer dizer separado. Somos separados por Deus para dar um bom testemunho e fazer as mesmas coisas que Jesus fez. Será que o que o que estamos fazendo teria a aprovação de Deus?
SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
Você precisará de:
Uma caixinha de presente  
1 pedaços de papel  para cada criança
Canetinhas,  lápis ou caneta para que desenhem ou escrevam um presente que dariam a Deus.
Frisas da história de adão e Eva e Caim e Abel (em anexo) ou livros que tragam imagens da história para ilustrar.
CONTANDO A HISTÓRIA:
Coloque as crianças em roda e inicie colocando a caixa de presente no centro da sala...
Olá galerinha do bem! Preparados para mais uma aventura Super heróis?
Estão vendo esta caixa de presente? Fui eu quem trouxe. O que vocês acham que tem dentro da caixa? Deixe que se expressem...
Depois revele. Nada! Vocês é que confeccionarão o presente, mas não pode ser qualquer presente porque é para uma pessoa especial. Sabem pra quem? Para DEUS!!!! Ai, ai, ai... o que eu daria pra DEUS?!?
Não se preocupe você não terá que sair e pedir para sua mãe ir ao shopping comprar. Você vai escrever ou desenhar  ( menores) ou escrever (maiores) o que você daria de presente para Deus. Topam o desafio? Então vamos lá! Desenhem ou escrevam o que vocês dariam para o Senhor nosso Deus...
Dê uns cinco minutos para que pensem e escrevam ou desenhem...
Depois peça que coloquem o papel dentro da caixa a medida que forem terminando de escrever.
Leia em voz alta os presentes, sem juízo de valor, ou seja este é legal este não, perceba que os menores colocarão carrinho, boneca, florzinha, nuvem etc porque não conseguem ter um pensamento abstrato ainda, mas os maiores colocarão alguns sentimentos como por exemplo: meu amor, minha obediência, meu louvor etc... Deixe-os bem à vontade. Você também deve participar e escrever MEU CORAÇÃO e colocar na caixa. Pois se não aparecer este desenho, nem esta escrita você garante para poder dar continuidade a história.
Depois de ler todos na ordem que quiser. Lance a pergunta... E ai qual vocês acham que é o melhor presente, aquele que DEUS iria gostar mais? Deixe que se expressem e justifiquem o por que daquela opinião. Se não chegarem a conclusão de que seria o nosso coração, você informa... É o NOSSO CORAÇÃO. Sabe por quê? Deus é o dono do ouro e da prata Ele não precisa de jóias, carros, casas. Ele quer o nosso coração para nos fazer melhores e felizes. O maior presente para Deus é nos ver felizes e só conseguimos isto se o recebermos em nosso coração pois ai o pecado SAI e damos lugar a DEUS. Olhe só o que vou te contar...
 Depois que Adão e Eva pecaram e foram expulsos do jardim do Éden tiveram dois filhos. O nome do primeiro era Caim e do segundo era Abel. Eles nasceram fora do jardim. Os dois filhos tinham herdado a natureza pecaminosa, e as consequências do pecados dos seus pais.
Com certeza diariamente Adão e Eva deviam contar para os seus filhos como era o jardim do Éden, como eles falavam com Deus, como tudo era harmonioso e cheio da presença de Deus.
Também com muita tristeza eles relatavam o obscuro momento da desobediência e as consequências da mesma.
     Você sabe como foi a desobediência  de Adão e Eva? Deixe que se expressem
Sim, eles tinham comido do fruto que Deus havia proibido de comer! Eles tinham desobedecido a Palavra de Deus deliberadamente!
E atos de Adão e Eva tiveram graves consequências!
Sim, eles foram expulsos do jardim do Éden, e agora o pecado havia entrado na raça humana, a enfermidade e a morte. O pecado separou o homem de DEUS.
E a partir daquele momento tinham que sacrificar um cordeiro para cobrir os pecados deles.
Caim era lavrador trabalhava plantando diversos frutos na terra e Abel era pastor de ovelhas. Independente da profissão que tinham, sabiam que só o sacrifício de um animal é que podia encobrir os pecados deles.
Abel então pegou a melhor de suas ovelhas e entregou ao Senhor em sacrifício e Caim ao invés de buscar um cordeiro para ele sacrificar, achou que estaria de bom tamanho dar umas frutas e legumes que tinha colhido.
Devemos entregar ao Senhor o que ele nos pede e Ele pedia o quê? Deixe que se expressem. Isto mesmo! Um animal em sacrifício e não frutas, nem legumes. Pois em Hebreus 11: 4 diz que não há sacrifício sem derramamento de sangue. Você já viu sair sangre de alguma fruta?
Foi ai que Deus se agradou mais da oferta de Abel do que de Caim e ele ficou tão enciumado que matou Abel. Ai ele piorou mais ainda sua situação.
Foi a primeira vez que um homem mata outro homem na história da humanidade! E dai pra frente as coisas só pioraram. Podiam matar uma boiada inteirinha que não dava mais pra encobrir os pecados, pois eram tantos, mais tantos...
Foi ai que Deus teve um plano. Quem sabe que plano foi este? Deixem que se expressem...
Isto mesmo Jesus. Quem sabe se um homem fizesse o papel do cordeiro e derramasse seu sangue o homem se arrependeria de pecar?
Desde a morte de Jesus não matamos mais cordeiros para nos limpar do pecado e sim pedimos que o sangue de Jesus nos purifique do pecado. E para que isto aconteça, temos que entregar nosso coração para Ele para que Ele ocupe todo espaço ocupado anteriormente pelo pecado.
Entenderam porque nosso coração seria o MELHOR PRESENTE para DEUS?!?
Quem aqui já recebeu a Jesus em seu coração? Deixe que se expressem e continue...
     Se você ainda não deu seu coração pra JESUS faça esta oração comigo e se você quiser dar novamente faça também!
     Vamos orar?

ORAÇÃO
 Levante suas mãos e comece a falar com Deus!
Senhor eu quero te dar meu coração de presente. Venha ocupar todos os espaços não deixando nem um espacinho para o pecado. Em nome de Jesus, amém.
VERSÍCULO: Linguagem Kids
Abel teve fé porque fez o que o Senhor pediu. (Adaptado) Hebreus 11:4
VERIFICAÇÃO DO ENSINO

Como que o pecado começou a existir?

Como as pessoas faziam antigamente para encobrirem seus pecados?

Porque Caim não agradou a Deus?

Se você pudesse, que conselhos dava a Caim para que ele não caísse neste pecado?

Por que Caim matou Abel?

E hoje qual é a forma de se ver livre dos pecados?

ATIVIDADE

Iremos iniciar esta campanha e para apoiar os personagens temos que ter rolinhos de papel higiênico ou cartolina. Vamos envolver os pais e tanto BABY como KIDS solicitar a participação e um rolinho de papel higiênico a cada aula.
Devemos fazer uma reserva também para as crianças que esquecerem ou não trouxerem por não terem vindo na aula anterior. Então comece uma campanha na família, trabalho para que surjam rolinhos. Muitos rolinhos...

1º BONECO – ABEL
Leve- o quase pronto de maneira que as crianças finalizem e já o levem para casa.
Modelo –
Você pode utilizar papel COLOR SET ou EVA para confeccioná-lo.
Se não tiver rolinho de papel para a base do corpo, enviamos um molde para que você possa fazer  de papel ou EVA.
Frisas para contar a história, em especial para os menores. Amplie a imagem do tamanho que quiser e imprima. Depois cole num papel cartão e coloque na sequência para contar a história.


Dica para quem quiser usar o livro como recurso visual.

Boa aula!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Nova Campanha! HERÓIS DA FÉ - Introdução


INTRODUÇÃO

HERÓIS DA FÉ

Esta campanha está baseada na continuação do tema fé, palavra da ceia de oficiais de agosto, trabalhado na Campanha anterior: Experiências com Jesus. 
Nesta campanha, as crianças puderam conhecer um pouquinho mais de Pedro, Jesus, Daniel. Mas o tema fé é bastante complexo por se tratar de uma coisa abstrata, subjetiva, ou seja não podemos ver, nem pegar a fé, mas podemos senti- la e exercitá-la. Fé é um dom de Deus.
Para desenvolver este dom na vida das crianças, é preciso ouvir e ouvir a palavra de Deus. 
Por isso, vamos conhecer mais quatro personagens a princípio, depois mais quatro inclusive mulheres de fé como Sara e a mulher do fluxo de sangue por exemplo. 
Estes  personagens viveram situações difíceis e nem por isto perderam a fé e no final, foram justificados.
O que estes personagens fizeram de errado que não devemos fazer? O que estes personagens fizeram de correto e agradável aos olhos do Senhor que podemos imitar e alcançar vitória também?

Vamos lá? Conhecer  mais um pouco da palavra de Deus?

Obs: As atividades e lembrancinhas serão mini personagens. Faremos uma coleção como no Mc Donalds. Cada aula a criança confeccionará e levará um boneco do personagem principal da história e ao final terá a coleção dos heróis da fé em casa. Ao final da campanha quem tiver todos os personagens, ou seja não faltar em nenhuma das aulas, poderá ser premiado com algo que o professor queira. Que tal?


BASE BÍBLICA:
Mateus 17:20
Hebreus 11
Efésios 2:8
Romanos 10:17
Hebreus 11:6

OBJETIVO:
                Desenvolver o dom da fé – Através das passagens bíblicas e de seus personagens, acrescentar dados que as crianças possam acessar num momento de dificuldade e serem capazes de colocar sua fé em ação.
         Aplicar fé nas situações do dia a dia através das armas espirituais.
Conhecer o significado da fé
Entender como a fé cresce e se alimenta, e identificar os inimigos da fé.
Definir a palavra herói segundo a Bíblia.
Nomear  heróis de hoje
Diferenciar heróis verdadeiros dos fantasiosos.
               
SITUAÇÃO DA CRIANÇA:                                                                                                                         
O tema fé é bastante abstrato, mas acreditamos que aprofundando este tema elas terão maior compreensão e apropriação dos mecanismos que fazem a fé se manifestar: acreditar no que não se pode enxergar, pelo simples fato de que temos um super  herói – Jesus Cristo! A quem podemos recorrer e através dele vencer qualquer desafio.

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
Você precisará de:
Dicionário  achar a palavra herói
Bíblia – para definição de fé
Se possível, passar o vídeo do pensonagem He-man (década de 80) quando ele diz pelos poderes de Graiscow pedindo força e questionar se é mesmo este poder que devemos invocar ou o poder de Deus. Aproveite para alertar sobre o que os personagens atuais invocam e pedir que as crianças tomem cuidado e saibam identificar o que é um  personagem fantástico e  vida real.
Segue link para quem quiser passar na aula.
Vídeo Ben 10 (Personagem atual que invoca, alienígenas, monstros e demônios)

CONTANDO A HISTÓRIA:
Convide-os para aula. Faça com que estejam em círculo de forma que todos possam enxergar.
Existem muitos heróis inventados pelos homens, alguns são muito velozes, outros muito fortes, alguns deles conseguem voar e outros nadar, os trajes e vestimentas deles são muito diferentes. Qual é o seu super herói preferido? Como é a sua roupa ou aparência?  Qual é o poder que o caracteriza?
“Quando eu era pequena havia um super herói que tinha um um tigre medroso. Eh verdade!!! Um tigre medroso e quando ele se via em apuros, pegava sua espada e gritava:  - Pelos poderes de Guaiscow! Eu tenho a força!
Neste momento além de se transformar em um homem musculoso, o tigre ficava super corajoso.
Eu achava aquilo legal, mas depois de conhecer o maior herói que já viveu que foi Jesus! Eu me perguntei será que é pelo poder de Graiscow ou de Jesus que eu vou resolver os problemas que surgem em minha vida e da minha família? O que vocês acham?
Deixe que se expressem...
Então se eu fosse aquele personagem como poderíamos dizer: (BRINQUE COM ELES MONTANDO A FRASE _ PELOS PODERES DE JESUS CRISTO!!!!)
Uau! Ai sim hein, iríamos vencer todas.
Hoje também temos muitos heróis como vocês disseram... Bem 10 e o que ele invoca na hora difícil? Deixem que se expressem... Isto mesmo: Monstros! Você já tinha pensado nisto?
Será que realmente estes personagens são heróis mesmo?
 Todos temos pessoas que admiramos porque possuem  alguma qualidade ou capacidade especial. Eles são heróis para nós.
Você pode nomear alguém próximo que você admira muito e considera um herói? (permita comentários)
 Você pode dizer o que significa a palavra HERÓI? (permita comentários)
Veja, segundo o dicionário a definição de HEROI é: Aquele que se distingue pelo seu valor, virtudes ou por suas ações extraordinárias. São pessoas que executam atos heroicos.
Vocês sabiam que na Bíblia há muitos heróis? Sim, pessoas que fizeram grandes atos de valentia e fé. Pessoas que foram lembradas pela confiança em Deus em situações adversas, pessoas que fecharam a boca de leões, que oraram por doentes e receberam seu milagre, pessoas que deixaram as suas casas para servir a Deus em países distantes sendo grande bênçãos para as nações,  alguns apagaram incêndios terríveis e escaparam de serem mortos à espada. Eram fracos, mas se tornaram fortes. Foram poderosos na guerra e venceram exércitos estrangeiros. Ressuscitaram mortos, foram perseguidos por amor a Jesus. Homens e mulheres dignos e valorosos, HEROIS DA FE.
Jesus era é e será o maior HERÓI que já existiu. E Ele temuma espécie de liga da justiça homens e mulheres que chamou para ajuda-lo a fazer o bem e ajudar as pessoas!!!!
 Em Hebreus capitulo 11 temos um listado de alguns heróis da Bíblia, pessoas que foram  amigas de Deus, pessoas de fé. (Leia com os mais velhos Hb 11: 1 a 7)
Estas pessoas segundo Hebreus 11 tinham algo em comum, a sua FÉ em Deus. Vejamos um pouquinho o que é a fé.
 O que você acha que é a fé? (permita respostas)
Pode dar algum exemplo de fé? (permita respostas)
Leia a definição de fé de Hebreus 11:1 “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”
Fé é crer com o coração na Palavra de Deus. Mas não somente crer, a fé tem boca! Devemos expressar a palavra de Deus para que obtenhamos a resposta.
Veja em Marcos 11:23 nos disse que devemos falar a palavra da fé.
 Como a nossa fé cresce e se alimenta? (Romanos 10:17) (permita respostas) Sim, a fé vem pelo ouvir a poderosa Palavra de Deus. Por isso é tão importante que leiamos a palavra de Deus e que nos congreguemos na igreja.  
 E assim como aqueles homens e mulheres de fé de Hebreus 11, nós também podemos nos tornar Heróis da fé e ser chamados amigos de Deus.
 Você tem fé, você tem crido no Senhor Jesus e o tem recebido no seu coração como seu Salvador? (permita respostas)
Você tem alimentado a sua fé? Como?
Quais são os inimigos dá fé, o que você acha? (permita respostas)
Vamos orar?

ORAÇÃO
Vamos orar. Levante suas mãos e comece a falar com Deus!
Professor  se alguma criança não recebeu a Jesus como o seu salvador, guie-a em oração. Logo depois ore pedido ao Senhor que desperte fome nas crianças pelo Senhor e pela sua Palavra, ore para que a fé deles cresça...
Senhor obrigado pelo dom que o Senhor nos dá, o dom da fé. Me ajuda a ouvir mais a tua palavra e aumentar a minha fé para usá-la todos os dias até o Senhor voltar. Em nome de Jesus, amém.

VERSÍCULO: Linguagem Kids
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”
Adaptação – A fé é a certeza de que aquilo que não vemos vai acontecer...
 Hebreus 11:1

VERIFICAÇÃO DO ENSINO

  
- O que é ter fé?
- Existe diferença entre os heróis fantásticos, da tv, e um herói de verdade?
- Quem é o nosso maior herói?
- Você pode ser um herói de Cristo? Como?
- A maior arma de um heróis é a fé. O que podemos fazer para aumentar nosso poder de fé? Dê 3 exemplos.

ATIVIDADE

Iremos iniciar esta campanha e para apoiar os personagens temos que ter rolinhos de papel higiênico ou cartolina. Vamos envolver os pais e tanto BABY como KIDS solicitar a participação e um rolinho de papel higiênico a cada aula.
Devemos fazer uma reserva também para as crianças que esquecerem ou não trouxerem por não terem vindo na aula anterior. Então comece uma campanha na família, trabalho para que surjam rolinhos. Muitos rolinhos...

Bilhete para os pais...

Queridos pais, bom dia! (boa tarde, ou boa noite!)
O Renascer Kids inicia hoje uma campanha sobre heróis da fé. Pedimos por gentileza que nos envie na próxima aula rolinhos de papel higiênico, quantos puder conseguir, para confeccionarmos nossos personagens bíblicos.
A cada semana ele levará um personagem bíblico  para casa. Não jogue fora!
Durante a semana incentive, pergunte quem era aquele personagem. Como era o nome Dele, o que ele fez para o reino de Deus, o que ele mais gostou etc.
Muito obrigado, excelente semana!!!
 Equipe Renascer  KIDS

Atividade em sala para aula introdutória...